Menu fechado

Tecnologias Sociais

Bioconstrução

Bioconstrução é um conceito que abrange desde as tradicionais técnicas da arquitetura e engenharia vernacular ao redor do mundo bem como as técnicas mais atuais e modernas, que buscam a maior eficiência energética e menor impacto ambiental possível, diminuindo custos de logística e de materiais utilizando preferencialmente a terra do próprio local. Dentre as grandes vantagens está o fato de serem conhecidas como técnicas de autoconstrução dispensando uma mão de obra especializada permitindo que as pessoas sejam autônomas no sentido construtivo.

A Bioconstrução no sentido mais abrangente pode ser entendida como uma tecnologia social que consiste em três pilares principais; baixo impacto, baixo custo e fácil replicação sendo comumente associada a um eixo da permacultura como forma de integração das estruturas com o ambiente vinculando outros elementos de sustentabilidade como saneamento, energias renováveis e segurança alimentar.

Hiperadobe

O hiperadobe é uma adaptação brasileira do superadobe, técnica da bioconstrução que segue os princípios da Terra Crua Ensacada – TCE.

Tijolos de Adobe

Essa técnica é milenar e remonta aos tempos antigos do oriente médio onde o homem construiu cidades inteiras que continuam de pé.

Taipa de Mão

Também conhecida como pau a pique, taipa ou sapé, também é uma técnica milenar que remonta ao oriente médio e aos romanos, consiste na utilização de uma treliça de madeira que depois é preenchida com barro misturada a fibras.

Reboco Ecológico

Consiste na aplicação de uma camada de emboço comumente chamada de reboco grosso que serve para o preenchimento das imperfeições e depois o recebimento da camada mais refinada o reboco fino onde é feito o acabamento final com o aspecto liso.  

Geotinta

A geotinta assim como o reboco ecológico está na fase de acabamentos de uma bioconstrução, com a função estética e de proteção das paredes a geotinta é feita principalmente de barro diluído em água e estabilizado com baba de palma, grude de mandioca ou óleos vegetais,

Saneamento Ecológico

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

BET (Bacia de Evapotranspiração)

Técnica de saneamento ecológico que consiste num sistema de tratamento de águas negras, com eficiência de tratamento e sem geração de efluentes. 

Vala de Infiltração e Evapotranspiração

esse sistema é utilizado para o tratamento de águas cinzas, aquelas provenientes de pias, chuveiros e máquinas de lavar.